Sobre nós

Nosso objetivo é oferecer serviços de análises laboratoriais e genéticas de qualidade a pesquisadores, docentes e a instalações de animais, tanto da própria Universidade de São Paulo quanto de outras instituições.

Pesquisa

Muitas das grandes descobertas científicas envolveram o uso de animais e a sua utilização em pesquisa ainda é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias em saúde, tanto humana quanto animal.

Em sua maior parte, os roedores desempenham um papel inestimável nas pesquisas biomédicas, sendo que aproximadamente 95% de todos os animais de laboratório são camundongos e ratos, enquanto os outros 5% compreendem coelhos, porcos, cães e primatas não humanos. Dentro da experimentação animal, nossa responsabilidade é a busca constante por ações que contemplem os 3Rs. Uma boa oportunidade para seguirmos esses conceitos consiste na utilização de animais de qualidade em nossos estudos, evitando resultados não confiáveis. Desta forma, o monitoramento sanitário e genético proposto pelo nosso laboratório é de suma importância para a prevenção e o acompanhamento de patologias presentes em colônias de roedores e de outros animais.

0
Tipos de exames
0 +
Exames realizados
0 0
Anos de história
DIFERENCIAL

Nosso diferencial está na preocupação com o bem-estar dos animais.

O laboratório de controle sanitário do Instituto de Ciências Biomédicas da USP foi montado para auxiliar pesquisadores e alunos de nossa universidade e externos a conduzirem seus experimentos com animais do mais alto padrão sanitário. Conta com uma equipe altamente qualificada e treinada para realizar testes de forma profissional e ética, zelando sempre pela saúde e bem-estar animal.

Drª Silvia Boscardin
Sobre equipe e desenvolvimento do laboratório.
Princípios

Bem-estar X Saúde animal

Bem-estar animal refere-se ao estado do animal; isso inclui a forma de criação, os cuidados e o tratamento humanitário que o animal recebe. Proteger o bem-estar de um animal significa suprir suas necessidades físicas e mentais. Para isso, é necessário que ele esteja saudável, confortável, bem alimentado, podendo expressar seu comportamento, não sentindo medo, dor ou mesmo ansiedade.

Equipe

Nossa equipe

Ana Paula
Denise

Faça um tour em nosso laboratório.